sábado, 12 de novembro de 2011

Capacitação de professores no município de Saquarema


Considerando o avanço da tecnologia, e o crescente uso da informática na educação, se faz necessário uma capacitação dos professores para que haja, um domínio dos recursos tecnológicos pois cada vez mais são adotadas práticas educacionais direcionadas à geração digital, que por sua vez, precisam obter informações que na maioria  das vezes não se encontram completas em livros e revistas, mas sim interligadas por meio de hipertextos na internet.
   Toda essa tecnologia, com o uso da informática tornou-se para o professor um grande desafio, já que uma grande parte deles possuem dificuldades e limitações ao lidar com um computador.Além do mais, muitas escolas não possuem laboratórios de informática e assim, o fato de não se sentirem preparados para utilizar os equipamentos na informática e a falta de conhecimento técnico, vem gerando um profundo abismo entre alunos e professores o que é lamentável.
   Aprofundando o tema, tomei por exemplo a E.M. Prof. Francisco Vignoli Marins localizada no bairro Bonsucesso, onde constatei por relatos de alguns professores, uma completa alienação aos recursos tecnológicos, o que não me surpreendeu, já que se trata de uma escola no interior do município, e que em maioria se encontram sem infraestrutura.
  Trechos da Entrevista

*Computador?Quem dera!Quem vai ensinar a usar?
*Quem sabe, o governo através de uma política pública, possa oferecer uma proposta de capacitação em informática?                                        

   Porém, ao visitar um site de busca pela internet descobri que tal proposta já existe!Trata-se do PROEP --- Programa de expansão da Educação Profissional é uma iniciativa do Ministério da Educação-MEC e tem por objetivo a implantação da reforma da educação profissional determinada pela LEI de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB.No entanto, o financiamento dos projetos escolares refere-se a ampliação e reforma de escolas existentes, federais, estaduais ou do segmento comunitário, ou à criação de novos centros, em cada uma das categorias acima mencionadas, exceto a federal.O financiamento compreende,ainda, a aquisição de laboratórios de aprendizagem,equipamentos,material de ensino-aprendizagem,consultorias e capacitações.
    Conclui-se assim,que o mais importante não é criar cursos de capacitação para professores, e sim,cumprir, por em prática as propostas governamentais já existentes.Quem sabe ter um pouco de boa vontade e respeito com esses profissionais da educação, que em condições precárias lutam por igualdade social e, por um Brasil melhor!!!

   REFERÊNCIAS:

Site:http://www.fnde.gov.br/index.php FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

3 comentários:

  1. Célia, a estrutura pode até existir e os computadores também, porém, não como regra geral, são subaproveitadas, ou porque os educadores não se sentem preparados para utilizar os equipamentos ou porque não se sabe como aplicar a informática à educaçao.
    Na verdade, os educadores de sala de aula resistem à novidade e não levam seus alunos à sala de informática por falta de conhecimento técnico sobre o computador e/ou por se sentirem inseguros diante da nova tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. Capacitação de professor para uso de informática em sala de aula deveria ser um curso obrigatório para quem está na docencia; uma vez que o professor deve acompanhar e se adaptar ao progresso dos nossos tempos, para então dinamizar suas aulas.

    ResponderExcluir
  3. Célia muito boa sua notícia, assim como você, muitos esperam uma providência para que Leis sejam colocadas em ação, pois profissionais e principalmente alunos necessitam de mudanças que garantam a qualidade do ensino.

    ResponderExcluir